Pesquisa

Câncer de Mama, conheça o seu risco!

Você sabia que 1 em cada 8 mulheres será diagnosticada com câncer de mama em sua vida? Conhecendo os fatores de risco você pode ser proativo em relação à sua saúde.

Quais profissões estão associadas ao risco de câncer?

Cerca de 5-8% de todos os cânceres em todo o mundo são causados por exposições a agentes cancerígenos no local de trabalho. Embora a taxa de cânceres no local de trabalho tenha diminuído devido a regulamentos de segurança, a exposição a algumas poeiras, gases e produtos químicos pode aumentar o risco de câncer naqueles que são frequentemente expostos. Além disso, existem riscos ocultos à saúde do trabalhador médio em setores ou ambientes aparentemente mais seguros que podem aumentar o risco de contrair câncer.

Exame de rotina para detecção de câncer ginecológico: o que você precisa saber

Hoje, o câncer cervical (colo do útero) é o único tipo de câncer ginecológico para o qual existe um exame de rastreamento de rotina. A falta desses exames para câncer de endométrio e ovário – outros cânceres ginecológicos comuns – torna especialmente importante que as mulheres e seus médicos estejam sintonizados com os sintomas dessas doenças. Quanto mais cedo eles forem detectados, mais bem-sucedidos poderão ser tratados.

BRCA e câncer de ovário: qual é o link?

A descoberta da ligação entre os genes BRCA1 e BRCA2 e o câncer de mama abriu caminhos para tratamentos, prevenção e escolhas de pacientes mais direcionados. Embora BRCA represente o gene de suscetibilidade ao Breast Cancer (Cancer de mama), mutações nos genes BRCA estão ligadas ao câncer de ovário hereditário também.

Infecções e câncer: o que você deve saber

Infecções comuns, como as que causam resfriado comum, infecções na garganta, algumas condições da pele ou doenças diarréicas, não causam câncer ou aumentam a probabilidade de ocorrência de câncer. No entanto, infecções com tipos específicos de vírus, bactérias ou parasitas podem aumentar o risco de um indivíduo para certos tipos de câncer.