Oncologia Genética
por Dra Roberta Galvão

Devo ser rastreado para câncer de pâncreas?

As pessoas devem ser rastreadas quanto ao câncer de pâncreas se apresentarem resultados positivos para uma mutação genética herdada ligada ao câncer ou se tiverem pelo menos dois parentes que tiveram a doença. Estudos recentes estão explorando se o aumento da acessibilidade dos testes genéticos resulta em taxas mais altas de triagem.

Embora o rastreamento (exames periódicos) para o câncer de pâncreas não seja recomendada para pessoas com risco médio da doença, o rastreamento é recomendado para aqueles que carregam uma mutação genética herdada associada ao câncer de pâncreas ou têm um histórico familiar da doença. (Mutações são trechos anormais de DNA que alteram como as células crescem e se dividem.)

Pessoas com predisposição hereditária ao câncer de pâncreas têm uma chance de 8 a 15% de desenvolver a doença durante a vida – um risco que, embora baixo, é substancialmente mais alto do que o da população em geral.

Estudos recentes descobriram que mutações herdadas relacionadas ao câncer de pâncreas, que eram consideradas raras, na verdade representam 10% de todos os casos da doença.

As diretrizes atuais exigem o rastreamento de pessoas em uma dessas categorias:

• Aqueles que testam positivo para uma mutação herdada em um gene ligado ao câncer de pâncreas e têm um membro da família com histórico da doença. Os mais comuns desses genes são BRCA1, BRCA2, PALB2, CDKN2A e genes associados à síndrome de Lynch.
  • Aqueles com dois ou mais parentes que foram diagnosticados com câncer de pâncreas.
    As pessoas que atendem a esses critérios devem ser rastreadas anualmente para o câncer de pâncreas a partir dos 50 anos, ou 10 anos antes da idade em que um membro da família foi diagnosticado com a doença, segundo as diretrizes. (Quando o pâncreas ocorre como resultado de uma mutação herdada, ele tende a ocorrer mais tarde na vida do que outros cânceres ligados a mutações herdadas, como câncer de mama e ovário. Como resultado, a idade recomendada para iniciar o rastreamento é mais tarde esses outros cânceres.)

Existem outros fatores que aumentam o risco de câncer de pâncreas?

As taxas de câncer de pâncreas são maiores entre afro-americanos e fumantes. Mas em nenhum dos casos o risco aumentado é alto o suficiente para que o rastreamento de rotina seja benéfica, mostram estudos.

Quais são os sinais de alerta precoce do câncer de pâncreas?

Como o pâncreas (que regula os níveis de açúcar e auxilia na digestão) está localizado no fundo do corpo, o câncer da glândula geralmente não produz sintomas nos estágios iniciais. A grande maioria dos pacientes não é diagnosticada até que a doença atinja um estágio avançado, quando já está metastizada e é muito difícil de tratar com sucesso.

Os sintomas potenciais mais comuns de câncer de pâncreas são:

• Dor abdominal
  • Icterícia de desenvolvimento recente
  • Depressão

Porém, como esses sintomas podem estar relacionadas a uma variedade de condições diferentes do câncer de pâncreas, é importante que as pessoas que as experimentam sejam avaliadas por um médico.

• Outro sinal potencial de câncer de pâncreas é o aparecimento precoce do diabetes em pessoas com nenhum dos fatores de risco normais para diabetes, como obesidade ou pressão alta.

Ao identificar pessoas com maior risco de câncer de pâncreas por causa de uma suscetibilidade herdada à doença, os médicos podem monitorá-las mais de perto para detectar a doença em seus estágios iniciais, quando ela pode ser tratada com sucesso.

Em famílias com histórico de múltiplos casos de câncer de pâncreas, quem deve fazer o teste para uma mutação herdada associada à doença?

Qualquer pessoa em risco de ter herdado a mutação deve ser rastreada. Isso pode incluir irmãos, filhos, tias, tios, primos, sobrinhas e sobrinhos do indivíduo afetado.

Se eu fui diagnosticado com câncer de pâncreas, devo fazer um teste de predisposição herdada para a doença?

As recomendações atuais exigem que qualquer pessoa diagnosticada com câncer de pâncreas seja testada quanto a mutações herdadas para a doença. Se um paciente for positivo para essas mutações, os membros de sua família também deverão ser submetidos a testes genéticos.

Quais testes são usados atualmente para rastrear o câncer de pâncreas?\

Dois tipos de exames de imagem são usados na triagem da doença:

• Imagem por Ressonância Magnética que passa ondas de rádio através de um campo magnético para criar imagens de órgãos internos. Um teste relacionado, conhecido como colangriopancreatografia por ressonância magnética (MRCP), usa a ressonância magnética para criar imagens especificamente dos ductos biliares e pancreáticos.
  • Ultrassom endoscópico, que combina um endoscópio e ultrassom, que usa ondas sonoras de alta frequência para criar imagens detalhadas do revestimento interno dos órgãos.

Se um desses métodos revelar um crescimento suspeito no pâncreas, uma amostra de tecido pode ser biopsiada ou removida com uma agulha ultrafina para exame por um patologista. O exame do patologista determina se o câncer está presente.